Curso de preparação de evangelizadores de infância e juventude
Fonte: Arquivo recebido no grupo yahoo: evangelização espírita infantil
Avaliando As Formas Utilizadas Para A Transmissão Da Mensagem. Aprender pressupõe uma mobilização cognitiva : desencadeada por um interesse e ou por uma necessidade de saber. O que torna possível esse interesse?
Segundo Freinet, está fadado ao fracasso qualquer método que pretenda fazer “beber água o cavalo que não tem sede”. É necessário despertar o interesse do evangelizando para o assunto a ser abordado O evangelizador deve conduzir o evangelizando a desafios. Quando existe o desinteresse Não ocorre aprendizagem significativa. Quando o desafio é encarado com sentimentos de possibilidade ocorre a aprendizagem significativa O desequilíbrio cognitivo faz com algumas pessoas sejam capazes de dedicar-se a fundo até chegar a reequilibrar-se novamente. Quando há o enfoque de maneira errada as pessoas podem abandonar a tarefa. Como liderar a sala de aula para favorecer uma aprendizagem significativa? 1- Instigar – conduzir ao desequilibro cognitivo despertando o interesse pelo saber.
2- Disponibilizar ao evangelizando: Apresentar situações, oferecer subsídios e recursos, facilitar o contato com elementos
3- Integrar • Solicitar a expressão do aluno. • Acompanhar o percurso de sua construção. • Estabelecer novas contradições, se preciso for.
4. Avaliar Possibilitar a auto-avaliação dos alunos Realizar a sua auto-avaliação Instigar atento, disponibilizar atento e integrar atento. Domínio de classe É a forma pela qual o evangelizador controla, supervisiona e avalia sua classe. O controle, a supervisão e a avaliação proporcionam equilíbrio, tranqüilidade, aprendizagem, disciplina e interesse dos alunos.
Objetivos a serem alcançados pelo evangelizador através do manejo da classe:
a) Respeito de uns para com os outros.
b) Responsabilidades nas tarefas.
c) Hábitos de higiene.
d) Boa Conduta.
e)Honestidade.
f) Cooperação.
g) Amor ao próximo.
Pré requisitos para Evangelizar:
Consciência da tarefa, Amor, Conhecimento doutrinário, Exemplificação; Entusiasmo; Ser flexível, receptivo, Conhecer o Currículo; Saber escolher metodologias adequadas, Saber avaliar; Autoaprimoramento. Como desenvolver o Domínio da Classe 1- Observar e conhecer as crianças, a faixa etária, as carências psicológicas, as necessidades físicas auxiliá-la no crescimento. 2- Tornar-se amigo das crianças, conquistar a sua confiança, agir com justiça e imparcialidade. 3- Ter equilíbrio emocional, sendo alegre e bem humorado. 4- Preparar o ambiente com harmonia, otimismo e paz, com a prece, música, histórias, brincadeiras e sua própria vibração, sua função é colocar o seu grupo dentro de um padrão vibratório superior. 5- Adquirir um timbre de voz agradável, usar vocabulários simples, rico e acessível, evitar o uso de gírias e termos pejorativos. 6- Elogiar e criticar as atitudes e não as crianças. 7- Motivar as crianças a falarem e expressarem suas idéias estimulando-as a encontrarem suas respostas e relacionarem. 8- Levar o aluno a refletir sobre atitudes e sentimentos, conduzindo ao autoconhecimento. 9- Não confundir liberdade de falar com indisciplina, barulho, todos falando ao mesmo tempo. Disciplina se aprende e tem por fim desenvolver atitudes como concentração, responsabilidade e interesse. A disciplina está ligada a 3 pontos fundamentais: Metodologia- Uma aula que não motiva não atrai a atenção. Conteúdo – deve estar de acordo com o interesse das crianças. Relações inter-pessoais: Se não há empatia com o evangelizador não tem atenção. Criança indisciplinada é aquela que não tem limites, não respeita os sentimentos dos outros, tem dificuldade de se auto governar. Ter disciplina significa ser subordinado a regras. As regras e suas infrações são construídas com consentimentos de todos. Estabelecer com os alunos regras de comportamento a serem seguidas. (combinados). Oferecer atividades que conduz a disciplina: ex. musicas de ordem No inicio da aula oferecer atividades dinâmicas que acalmam e auxiliam na concentração. Para as crianças de 3 a 6 anos andar na linha auxilia a disciplina.
Sempre manter os alunos ocupados com atividades Período para manter a atenção fixa:
0 a 3 anos.......... ..5 min. 4 a 6 ano.............15 min. 7 a 9 anos ..........20 min. 10 a 12 anos ..... 30 min. 13 a 14 anos.......35 min. Adulto ............. 45 min
A Preparação de uma Aula 1- Planejamento é a previsão detalhada das atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Por que Planejar? Tornar as atividades mais racionais, Controlar o ensino tornando-o mais eficiente, Evitar improvisações, Possibilitar a realização de trabalhos com segurança Deve ser elaborado em função das necessidades e da realidade apresentada pelos alunos 2- Objetivos Gerais São as metas que devem nortear todo o trabalho da evangelização. Módulos e Unidades. 3- Objetivos Específicos- detalhamento do plano de unidade. 4- Conteúdo – É o agente utilizado para atingir o objetivo. O assunto a ser desenvolvido com os evangelizandos. 5-Verificação da aprendizagem – Avaliação 6-Técnicas e Recursos Didáticos. Técnicas são maneiras particulares de organizar o ensino a fim de provocar a atividade do aluno, no processo da aprendizagem. As técnicas devem estar relacionadas com os objetivos pretendidos, a natureza da aprendizagem, com o conteúdo e o nível de maturidade dos alunos. As técnicas de ensino podem ser classificadas em: Técnica de Ensino Individualizado a ênfase é colocada no individuo ex: a observação, o estudo dirigido, a redação, a pesquisa, a entrevista, a solução do problema, a narrativa, etc. Técnica de Ensino em grupo a ênfase recai no aproveitamento das possibilidades que o individuo trás de interagir com o grupo. 7- RECURSOS DIDÁTICOS são os materiais que eu vou utilizar para atingir os meus objetivos. Classificação dos Recursos: 1-Recursos Visuais: Slides, fotografias, gravuras, cartazes, álbum seriado, cartaz de pregas, flanelógrafo, varal de cartazes, filme, transparência, mural didático, mapas, lousa, quadros, exposição, objetos diversos e gráficos. 2- Recursos Auditivos – Discos, fitas cassetes, CD, rádio. 3- Recursos Audiovisuais – filmes, teatros videocassete, TV e slides com som, microcomputadores. 4- Recursos Naturais – Água, plantas, pedras animais etc. 5- Recursos da Comunidade – Bibliotecas, museus, cinemas parque, jardins, indústrias, lojas etc. 6- Recursos Humanos – Evangelizadores, amigos, pais, parentes e pessoas da comunidade; obras sociais; creches, asilos, orfanatos, hospitais, albergues. Plano de Aula/ Evangelização Turma :___________ Data ._____________ Módulo: _________________ Unidade: ____________________ Sub Unidade____________________
Objetivo: O que eu quero que as crianças saibam. 1- Atividade de harmonização Prece 2- Motivação Inicial - Despertar o interesse dos alunos para o tema a ser abordado. 3- Desenvolvimento da Aula- Oferecer subsídios para analisar, debater, concluir, assumir compromisso com a prática. Histórias, casos, situações–problemas e outras dinâmicas pedagógicas, análise de letras de músicas e de poesia, provérbios etc. 4- Verificação da aprendizagem: Estimular a expressão do conhecimento refletido; favorecer emocionalmente a sua interiorização. Artes plásticas, artes cênicas, ritmo e som (criações coletivas ou individuais)... 5- Harmonização final e Prece
01) Estudos e textos para o Evangelizador de crianças e jovens http://www.cvdee.org.br/ev_estudo.asp 02) sugestões de atividades http://www.cvdee.org.br/ev_atividade.asp 03) histórias http://www.cvdee.org.br/ev_historia.asp 04) músicas cifradas e em MP3 http://www.cvdee.org.br/ev_musica.asp 05) Vasta indicação de bibliografia incluive virtual http://www.cvdee.org.br/ev_biblio.asp 06) planos de aulas e textos para serem utilizados: http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp 07) Apostilas de músicas, planos de aulas e assuntos relacionados à Evangelização da Criança e do Jovem http://www.cvdee.org.br/download.asp?id=06 http://www.cvdee.org.br/download.asp?id=01 http://www.cvdee.org.br/download.asp?id=03 08) Site Espírita voltado para as crianças entre 07 e 13 anos: http://www.cvdee.org.br/sitedagente/ 09) www.edicoesgil.com.br 10) http://www.techs.com.br/meimei/historias.htm 11) http://geocities.yahoo.com.br/fprmsg1000/mensagem.htm 12) http://planeta.terra.com.br/religiao/searainfantil/estoria.htm 13) http://outro.lado.sites.uol.com.br/ 14) http://www.momento.com.br/ 15) http://grupoaugusto.sites.uol.com.br/evang/evang.html 16) CD do lar Fabiano de Cristo - 17) Material da FEB - para jovens - adaptar para o ciclo 18) www.nuraferretsilveira.hpg.ig.com.br - mas aqui tem-se que tomar cuidado e atenção em alguns termos utilizados, para adaptá- los à conceituação espírita 19) http://www.espiritismogi.com.br/cursos/infantil2.htm 20) http://www.evangelizeja.hpg.ig.com.br/index2.html21) http://www.mofra.org.br/biblio/musica/ 21) http://www.mofra.org.br/biblio/musica/ 22) http://www.cefamericana.com.br/evangelizacao.htm B) Sugestão de livros: * Obras básicas da codificação: LE, LM, ESE, Genese, O Céu e O Inferno * Livro dos Espíritos (para a infância e Juventude) - Editora Mundo Maior * Evangelho segundo o Espiritismo (para a infância e Juventude) - Editora Mundo Maior * Livro E Para o Resto da Vida - trabalhar moralidade através dos textos * material e apostila da FEB, * aulas sugeridas pela AME/JF, * apostila do Lar Fabiano de Cristo, * Livros do Walter O. Alves, * a proposta da Rita Foelker de se trabalhar Filosofia Espírita para crianças * as sugestões do www.cvdee.org.br - setor educação (http://www.cvdee.org.br/ev_biblio.asp), * material não espírita educativo * material das Federações Espíritas Estaduais * O Evangelho segundo o Espiritismo para a Infância - FEESP * O Melhor é Viver em Família - CELD * Brincando e aprendendo o espiritismo editado pela FEESP * O Livro dos Espíritos para a Juventude - Eliseu Rigonatti * Histórias da Vida - Antônio Baduy Filho pelos Espíritos Hilário Silva e Valérium * Adolescência e Vida - Divaldo P. Franco por Joanna de ângelis * Adolescente, mas de passagem - Paulo R. Santos * Adolescer, verbo transitório - Edson de Jesus Sardano * Aborrecente não! Sou Adolescente! - * Divaldo Franco e o Jovem - compilação de Délcio Carlos Carvalho * Alvorada Cristã - Chico Xavier por Neio Lúcio * Não Pise na Bola - Richard Simonetti * Para Rir e Refletir - Richard Simonetti * Livro E Para o Resto da Vida - Wallace Leal V. Rodrigues * Técnicas de Ensino - autor: DIJ/setor de juventude - Editora União Espírita Mineira * Técnicas de Integração - autor: DIJ/Setor de juventudo - Editora União Espírita Mineira * Crianças e Jovens - Izabel Bueno * A Educação segundo o Espiritismo - Dora Incontri * C) Filmes: (O fato de um filme estar relacionado nesta página não quer dizer que ele esteja de acordo com a Doutrina Espírita. Para conhecer a doutrina é preciso ler e estudar a codificação.) • Direitos do Coração (que pode ser 23) http://www.mcanet.com.br/graomostarda/mocidade.htm 24) www.evangelizar.org.br 25) Dinâmicas, jogos, etc http://www.cvdee.org.br/ev_atividade.asp?id=010#atividades 26) http://www.meaku.triang.net/home1.htm 27 ) http://www.ipece.org/download/encontroseducacionais.pdf encontrado nas edições Paulinas (católica) que fala dos direitos da criança através de desenhos nimados sem palavras. * Ghost * Fantasia (este assim sem numeração ou ano), da Walt Disney; * Os Outros; * O sexto sentido, * Procurando Nemo (especialmente para os pais), * Lembranças de outras vidas(onde se trabalha a questão do suicídio). * Amor Além da Vida * Falando Com os Mortos * O Mistério da Libélula * Voltar a Morrer * Ecos do Além * O Exorcista * O Dom da Premonição * A Revelação * O Enigma do Mal * Os Espíritos * Feitiço do Tempo * Ilusões Perigosas * Um Conto de Nata
Nenhum comentário:
Postar um comentário