
11 á 13 anos (pode ser adaptada maior de 10 anos).
Tema: O que eu posso aprender com a Educação Espírita - (a sua importância em nossa vida).
OBJETIVOS: Refletir sobre as nossas expectativas junto a educação espírita; conscientizar o jovem da importância da educação espírita como forma de aprendizado, subsídios para a nossa vida diante das diversas situações, esclarecendo sobre a importância desses temas para as nossas vidas. ; despertar o interesse em participar e integrar-se às atividades que a EE proporciona;
ESTRATÉGIAS:
1- Receber os jovens com música (CD) dar as boas-vindas; fazer as apresentações gerais (tendo tempo, fazer uma rápida dinâmica de apresentação, caso a turma não se conheça ainda)
2 - Dinâmica para reflexão: O que eu posso aprender na casa espírita? Permanecer dois ou três minutos, em silêncio, com os olhos fechados. _escute_ os seus questionamentos em relação a vida, os seus sentimentos, as suas idéias e as imagens que estão fluindo em sua mente. Por que estou aqui? O que vim fazer no mundo? Por que o sofrimento? O que fazer para ser feliz? Qual o sentido da vida? Onde poderei me apoiar nos momentos difíceis? O que eu posso aprender aqui na Ed.Espírita?
3 - Em seguida, colocar num papel, seu nome e expectativas em relação a EE e até em relação à vida se quizer. Após, cada um lê as suas expectativas e coloca na raiz de uma árvore, em cartolina ou outro mateiral, fixada previamente, onde estão corações fixados colados no verso alguns temas que serão trabalhados e eventos realizados pela EE durante o ano (cada coração com temas diferentes).
4 - Após cada um colar as suas expectativas na raiz, Indagar os meninos sobre o que acham que é educação e, baseando-se no que foi dito e no que foi colocado nas expectativas, o educador, inicia uma exposição dialogada, mostrando que a casa espírita nos oferece oportunidades para a nossa aprendizagem evolutiva, compreendendo melhor as questões obscuras, que envolvem as nossas atitudes diante do próximo e da vida. Vc. já imaginou se não houvesse educação entre os homens: a ed. está vinculada ao desenvolvimento da capacidade física intelectual e moral, tendo como objetivos uma melhor integração á sociedade e aos relacionamentos interpessoais. Alguns princípios básicos são necessários, para um bom andamento e crescimento da produtividade em geral. Por ex. um cumprimento, um pedido de desculpas, a espera em uma fila, o respeito pelo o outro, enfim a DISCIPLINA tão necessária para o nosso desenvolvimento. A ed. esp. tb. é necessária para o nosso conhecimento se amplie com disciplina, harmonia e amor nas relações interpessoais. Assim como o desempenho a dedicação, nas nossas tarefas diárias, nos induzem caminharmos com PERSEVERANÇA, AMIZADE E FRATERNIDADE, pois, ela nos esclarece e consola nos momentos difíceis. Mostra-nos quais são os recursos que dispomos para o nosso sucesso e qual a melhor maneira de trabalhar com eles desenvolvendo as nossa potencialidades. Na casa espírita as orientações são feitas através da Codificação onde conversaremos sobre do evangelho o Evangelho e a sua aplicação no nosso dia-a-dia. O Espiritismo nos mostra diversos caminhos para que o nosso aprendizado ao longo da vida não seja tão árduo, nos oferece muitas oportunidades de equilíbrio, paz e serenidade. É preciso para isso, disciplina, união e amor, desejando sinceramente aproveitar a oportunidade de educação.
5 - Depois, cada um colhe um coração da árvore fixada, onde estará alguns temas que veremos em sala na programação anual e lerá em voz alta. A medida que vão falando o facilitador interagirá com o educando e com o grupo procurando saber se ele já ouviu falar sobre o tema e o que acha de interessante... Se sobrarem corações, o primeiro retorna para pegar um outro coração e assim por diante (bom não colocar muitos corações para não ficar cansativo> procurar colocar um número próximo ao de participantes).
6- Recursos necessários: CD, toca Cd, sinais de trânsito, quadro branco, marcador, apagador, canetas ou lápis em número suficiente; questões recortadas, folhas de papel para as espectativas , corações temas di ano e/ ou evento que serão dados durante o ano colados no verso, fita adesiva crepe, arvore em cartolina para fixar no quadro
7. AVALIAÇÃO: Com a a Técnica do Sinal de Trânsito também pode ser da Caixinha de Música, passar as perguntas nessa ordem: 1- Com suas palavras o que você acha que é educação? 2- Se não houvesse educação como as pessoas se comportariam? 3 - A Doutrina Espírita, nos esclarece que o nosso progresso ocorre sob dois aspectos. Quais são? 4_ Podemos dizer então que a nossa educação ocorre também sobre esses dois aspectos: intelectual e moral ? 5 - Por que a educação não pode resumir somente ao lado intelectual? 6- De acordo com as respostas anteriores, aonde a educação pode nos levar? 7-Como podemos facilitar os caminhos para a nossa Educação? 8- Diga um tema que você se lembra que conversaremos durante o ano? 9- Cite um outro tema que lhe chamou a atenção e por que? 10- O que e você pode aprender com a Educação Espírita? 11- Você poderá utilizar o conhecimento espírita para o seu dia-a-dia? Dê um exemplo. 12 _ Trazendo esclarecimentos e consolo, você concorda que o conhecimento da Doutrina Espírita nos ajudará na manutenção do nosso equilíbrio diante das diversas situações que encontraremos em nossa vida? Por que ?13- Cite duas palavras que demonstrem o que a educação espírita nos traz.
( por questão de tempo, pois que muitas vezes algumas perguntas são aprofundadas... debatidas pelo grupo... nem todas são utilizadas... o educador fica livre para verificar qual a que podem ser suprimidas ou modificadas de acordo com cada grupo...)
Obs.: Dizer que eles levem os corações e colem em um local especial lembrando na nossa Casa com carinho, pois que ela está sempre a ofertar, amparo e amor, em forma de conhecimento e consolo, proporcionada pela DE.
Passe
Encerramento
Evangelizadora: Sandra
Nenhum comentário:
Postar um comentário