28 de out de 2009



Curso de preparação de evangelizadores de infância e juventude

Fonte: Arquivo recebido no grupo yahoo: evangelização espírita infantil

Avaliando As Formas Utilizadas Para A Transmissão Da Mensagem. Aprender pressupõe uma mobilização cognitiva : desencadeada por um interesse e ou por uma necessidade de saber. O que torna possível esse interesse?

Segundo Freinet, está fadado ao fracasso qualquer método que pretenda fazer “beber água o cavalo que não tem sede”. É necessário despertar o interesse do evangelizando para o assunto a ser abordado O evangelizador deve conduzir o evangelizando a desafios. Quando existe o desinteresse Não ocorre aprendizagem significativa. Quando o desafio é encarado com sentimentos de possibilidade ocorre a aprendizagem significativa O desequilíbrio cognitivo faz com algumas pessoas sejam capazes de dedicar-se a fundo até chegar a reequilibrar-se novamente. Quando há o enfoque de maneira errada as pessoas podem abandonar a tarefa. Como liderar a sala de aula para favorecer uma aprendizagem significativa? 1- Instigar – conduzir ao desequilibro cognitivo despertando o interesse pelo saber.

2- Disponibilizar ao evangelizando: Apresentar situações, oferecer subsídios e recursos, facilitar o contato com elementos

3- Integrar • Solicitar a expressão do aluno. • Acompanhar o percurso de sua construção. • Estabelecer novas contradições, se preciso for.

4. Avaliar Possibilitar a auto-avaliação dos alunos Realizar a sua auto-avaliação Instigar atento, disponibilizar atento e integrar atento. Domínio de classe É a forma pela qual o evangelizador controla, supervisiona e avalia sua classe. O controle, a supervisão e a avaliação proporcionam equilíbrio, tranqüilidade, aprendizagem, disciplina e interesse dos alunos.

Objetivos a serem alcançados pelo evangelizador através do manejo da classe:

a) Respeito de uns para com os outros.

b) Responsabilidades nas tarefas.

c) Hábitos de higiene.

d) Boa Conduta.

e)Honestidade.

f) Cooperação.

g) Amor ao próximo.

Pré requisitos para Evangelizar:

Consciência da tarefa, Amor, Conhecimento doutrinário, Exemplificação; Entusiasmo; Ser flexível, receptivo, Conhecer o Currículo; Saber escolher metodologias adequadas, Saber avaliar; Autoaprimoramento. Como desenvolver o Domínio da Classe 1- Observar e conhecer as crianças, a faixa etária, as carências psicológicas, as necessidades físicas auxiliá-la no crescimento. 2- Tornar-se amigo das crianças, conquistar a sua confiança, agir com justiça e imparcialidade. 3- Ter equilíbrio emocional, sendo alegre e bem humorado. 4- Preparar o ambiente com harmonia, otimismo e paz, com a prece, música, histórias, brincadeiras e sua própria vibração, sua função é colocar o seu grupo dentro de um padrão vibratório superior. 5- Adquirir um timbre de voz agradável, usar vocabulários simples, rico e acessível, evitar o uso de gírias e termos pejorativos. 6- Elogiar e criticar as atitudes e não as crianças. 7- Motivar as crianças a falarem e expressarem suas idéias estimulando-as a encontrarem suas respostas e relacionarem. 8- Levar o aluno a refletir sobre atitudes e sentimentos, conduzindo ao autoconhecimento. 9- Não confundir liberdade de falar com indisciplina, barulho, todos falando ao mesmo tempo. Disciplina se aprende e tem por fim desenvolver atitudes como concentração, responsabilidade e interesse. A disciplina está ligada a 3 pontos fundamentais: Metodologia- Uma aula que não motiva não atrai a atenção. Conteúdo – deve estar de acordo com o interesse das crianças. Relações inter-pessoais: Se não há empatia com o evangelizador não tem atenção. Criança indisciplinada é aquela que não tem limites, não respeita os sentimentos dos outros, tem dificuldade de se auto governar. Ter disciplina significa ser subordinado a regras. As regras e suas infrações são construídas com consentimentos de todos. Estabelecer com os alunos regras de comportamento a serem seguidas. (combinados). Oferecer atividades que conduz a disciplina: ex. musicas de ordem No inicio da aula oferecer atividades dinâmicas que acalmam e auxiliam na concentração. Para as crianças de 3 a 6 anos andar na linha auxilia a disciplina.

Sempre manter os alunos ocupados com atividades Período para manter a atenção fixa:

0 a 3 anos.......... ..5 min. 4 a 6 ano.............15 min. 7 a 9 anos ..........20 min. 10 a 12 anos ..... 30 min. 13 a 14 anos.......35 min. Adulto ............. 45 min

A Preparação de uma Aula 1- Planejamento é a previsão detalhada das atividades a serem desenvolvidas em sala de aula. Por que Planejar? Tornar as atividades mais racionais, Controlar o ensino tornando-o mais eficiente, Evitar improvisações, Possibilitar a realização de trabalhos com segurança Deve ser elaborado em função das necessidades e da realidade apresentada pelos alunos 2- Objetivos Gerais São as metas que devem nortear todo o trabalho da evangelização. Módulos e Unidades. 3- Objetivos Específicos- detalhamento do plano de unidade. 4- Conteúdo – É o agente utilizado para atingir o objetivo. O assunto a ser desenvolvido com os evangelizandos. 5-Verificação da aprendizagem – Avaliação 6-Técnicas e Recursos Didáticos. Técnicas são maneiras particulares de organizar o ensino a fim de provocar a atividade do aluno, no processo da aprendizagem. As técnicas devem estar relacionadas com os objetivos pretendidos, a natureza da aprendizagem, com o conteúdo e o nível de maturidade dos alunos. As técnicas de ensino podem ser classificadas em: Técnica de Ensino Individualizado a ênfase é colocada no individuo ex: a observação, o estudo dirigido, a redação, a pesquisa, a entrevista, a solução do problema, a narrativa, etc. Técnica de Ensino em grupo a ênfase recai no aproveitamento das possibilidades que o individuo trás de interagir com o grupo. 7- RECURSOS DIDÁTICOS são os materiais que eu vou utilizar para atingir os meus objetivos. Classificação dos Recursos: 1-Recursos Visuais: Slides, fotografias, gravuras, cartazes, álbum seriado, cartaz de pregas, flanelógrafo, varal de cartazes, filme, transparência, mural didático, mapas, lousa, quadros, exposição, objetos diversos e gráficos. 2- Recursos Auditivos – Discos, fitas cassetes, CD, rádio. 3- Recursos Audiovisuais – filmes, teatros videocassete, TV e slides com som, microcomputadores. 4- Recursos Naturais – Água, plantas, pedras animais etc. 5- Recursos da Comunidade – Bibliotecas, museus, cinemas parque, jardins, indústrias, lojas etc. 6- Recursos Humanos – Evangelizadores, amigos, pais, parentes e pessoas da comunidade; obras sociais; creches, asilos, orfanatos, hospitais, albergues. Plano de Aula/ Evangelização Turma :___________ Data ._____________ Módulo: _________________ Unidade: ____________________ Sub Unidade____________________

Objetivo: O que eu quero que as crianças saibam. 1- Atividade de harmonização Prece 2- Motivação Inicial - Despertar o interesse dos alunos para o tema a ser abordado. 3- Desenvolvimento da Aula- Oferecer subsídios para analisar, debater, concluir, assumir compromisso com a prática. Histórias, casos, situações–problemas e outras dinâmicas pedagógicas, análise de letras de músicas e de poesia, provérbios etc. 4- Verificação da aprendizagem: Estimular a expressão do conhecimento refletido; favorecer emocionalmente a sua interiorização. Artes plásticas, artes cênicas, ritmo e som (criações coletivas ou individuais)... 5- Harmonização final e Prece

01) Estudos e textos para o Evangelizador de crianças e jovens http://www.cvdee.org.br/ev_estudo.asp 02) sugestões de atividades http://www.cvdee.org.br/ev_atividade.asp 03) histórias http://www.cvdee.org.br/ev_historia.asp 04) músicas cifradas e em MP3 http://www.cvdee.org.br/ev_musica.asp 05) Vasta indicação de bibliografia incluive virtual http://www.cvdee.org.br/ev_biblio.asp 06) planos de aulas e textos para serem utilizados: http://www.cvdee.org.br/ev_plano.asp 07) Apostilas de músicas, planos de aulas e assuntos relacionados à Evangelização da Criança e do Jovem http://www.cvdee.org.br/download.asp?id=06 http://www.cvdee.org.br/download.asp?id=01 http://www.cvdee.org.br/download.asp?id=03 08) Site Espírita voltado para as crianças entre 07 e 13 anos: http://www.cvdee.org.br/sitedagente/ 09) www.edicoesgil.com.br 10) http://www.techs.com.br/meimei/historias.htm 11) http://geocities.yahoo.com.br/fprmsg1000/mensagem.htm 12) http://planeta.terra.com.br/religiao/searainfantil/estoria.htm 13) http://outro.lado.sites.uol.com.br/ 14) http://www.momento.com.br/ 15) http://grupoaugusto.sites.uol.com.br/evang/evang.html 16) CD do lar Fabiano de Cristo - 17) Material da FEB - para jovens - adaptar para o ciclo 18) www.nuraferretsilveira.hpg.ig.com.br - mas aqui tem-se que tomar cuidado e atenção em alguns termos utilizados, para adaptá- los à conceituação espírita 19) http://www.espiritismogi.com.br/cursos/infantil2.htm 20) http://www.evangelizeja.hpg.ig.com.br/index2.html21) http://www.mofra.org.br/biblio/musica/ 21) http://www.mofra.org.br/biblio/musica/ 22) http://www.cefamericana.com.br/evangelizacao.htm B) Sugestão de livros: * Obras básicas da codificação: LE, LM, ESE, Genese, O Céu e O Inferno * Livro dos Espíritos (para a infância e Juventude) - Editora Mundo Maior * Evangelho segundo o Espiritismo (para a infância e Juventude) - Editora Mundo Maior * Livro E Para o Resto da Vida - trabalhar moralidade através dos textos * material e apostila da FEB, * aulas sugeridas pela AME/JF, * apostila do Lar Fabiano de Cristo, * Livros do Walter O. Alves, * a proposta da Rita Foelker de se trabalhar Filosofia Espírita para crianças * as sugestões do www.cvdee.org.br - setor educação (http://www.cvdee.org.br/ev_biblio.asp), * material não espírita educativo * material das Federações Espíritas Estaduais * O Evangelho segundo o Espiritismo para a Infância - FEESP * O Melhor é Viver em Família - CELD * Brincando e aprendendo o espiritismo editado pela FEESP * O Livro dos Espíritos para a Juventude - Eliseu Rigonatti * Histórias da Vida - Antônio Baduy Filho pelos Espíritos Hilário Silva e Valérium * Adolescência e Vida - Divaldo P. Franco por Joanna de ângelis * Adolescente, mas de passagem - Paulo R. Santos * Adolescer, verbo transitório - Edson de Jesus Sardano * Aborrecente não! Sou Adolescente! - * Divaldo Franco e o Jovem - compilação de Délcio Carlos Carvalho * Alvorada Cristã - Chico Xavier por Neio Lúcio * Não Pise na Bola - Richard Simonetti * Para Rir e Refletir - Richard Simonetti * Livro E Para o Resto da Vida - Wallace Leal V. Rodrigues * Técnicas de Ensino - autor: DIJ/setor de juventude - Editora União Espírita Mineira * Técnicas de Integração - autor: DIJ/Setor de juventudo - Editora União Espírita Mineira * Crianças e Jovens - Izabel Bueno * A Educação segundo o Espiritismo - Dora Incontri * C) Filmes: (O fato de um filme estar relacionado nesta página não quer dizer que ele esteja de acordo com a Doutrina Espírita. Para conhecer a doutrina é preciso ler e estudar a codificação.) • Direitos do Coração (que pode ser 23) http://www.mcanet.com.br/graomostarda/mocidade.htm 24) www.evangelizar.org.br 25) Dinâmicas, jogos, etc http://www.cvdee.org.br/ev_atividade.asp?id=010#atividades 26) http://www.meaku.triang.net/home1.htm 27 ) http://www.ipece.org/download/encontroseducacionais.pdf encontrado nas edições Paulinas (católica) que fala dos direitos da criança através de desenhos nimados sem palavras. * Ghost * Fantasia (este assim sem numeração ou ano), da Walt Disney; * Os Outros; * O sexto sentido, * Procurando Nemo (especialmente para os pais), * Lembranças de outras vidas(onde se trabalha a questão do suicídio). * Amor Além da Vida * Falando Com os Mortos * O Mistério da Libélula * Voltar a Morrer * Ecos do Além * O Exorcista * O Dom da Premonição * A Revelação * O Enigma do Mal * Os Espíritos * Feitiço do Tempo * Ilusões Perigosas * Um Conto de Nata

Nenhum comentário:

Procura algo no Bloguinho?

Arquivo do blog

Software Musibraille

Músicas


Clique...

Cantinho da Família!

Cantinho da Família!
Clique...

Cantinho Educacional!

Cantinho Educacional!
Clique...

Cantinho Interessante!

Cantinho Interessante!
Clique!

Adote um Amiguinho!

Adote um Amiguinho!
Entre...

Entre...